Aretha Guimarães numa conversa no grupo Parto Natural do Facebook resumiu bem o que acontece muitas vezes com algumas mulheres que querem um parto normal mas acabam tendo que se submeter a uma cesariana desnecessária.
Lembrando que não estamos falando das cirurgias feitas em situações que realmente precisavam ser feitas!
E acho que essa posição, de entregar o parto na mão dos outros, é uma questão muito mais profunda, que tem muito haver com a nossa criação machista, que é a postura de esperar (igual as princesas dos filmes), passiva, que façam o que é certo pela gente. Enfim, não estou querendo julgar, nem nada, apenas alertar pra que a gente possa fazer uma auto-crítica.
E isso é muito comum. Com o parto o "ser mãe" está apenas começando. Depois que os filhos nascem ainda temos que bancar muita coisa. Eu dou graças que comecei bancando o parto (tive meu primeiro filho adolescente e a maioria nesta situação escolhia cesariana) e tenho certeza que passar pela experiência me ajudou de alguma maneira a entender que mesmo eu sendo muito nova a responsabilidade por aquele ser era só minha.
Não que mulheres que optam pela cesárea seja pelo motivo que for ou que foram enganadas não vão bancar a maternidade. Ou que as que tiveram parto todas vão bancar e pronto.
Passar pelo parto te dá um bônus sim, te faz entender algumas coisas mais facilmente. E o que você faz com um bônus que você ganha também é escolha sua, não é mesmo? :)
BjoS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário