sábado, 23 de junho de 2012

Como era parir em casa antigamente?

Depois da Marcha do Parto em casa várias pessoas me questionaram sobre a validade deste movimento todo. 
- Por que não vão lutar pela humanização do SUS?
- Por que não vão lutar pra diminuir as cesáreas?

Então minha gente, o fato é que pensando bem o CRM não deveria estar preocupado com isso invés de perseguir os profissionais que atendem os pouquíssimos partos domiciliares que acontecem (e são bem sucedidos) aqui no nosso Brasil de meu Deus?
Há um tempo atrás uma senhora começou a trabalhar aqui em casa. Dona Therezinha. Lógico que uma hora eu ia acabar falando de parto com ela. Se isso vira assunto até quando estou fora de casa, imagina aqui? E me surpreendi com o história da vida dela. Teve 12 filhos (uma faleceu na infância) todos de parto natural e em casa. 3 foram desassistidos porque não deu tempo da parteira chegar. E como se toda esta experiência não bastasse a parteira era a mãe dela! Pedi pra ela contar um pouco da vivência dela nos partos.
De maneira alguma eu estou incentivando as mulheres a terem seus bebês em casa sem assistência nenhuma como era naquela época para a Dona Therezinha. Eu quero só que prestem atenção nas palavras dela, de como o parto para ela não era um sofrimento. E o mais engraçado foi quando ela me falou que ficava até meio sem graça de falar isso para outras mulheres, que o parto não foi sofrido, porque elas não entendiam.

Só tenho a agradecer ter conhecido alguém tão linda e especial!!!
Com vocês, Dona Therezinha!





BjoS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário