O que faz a doula?

O texto abaixo é da Renata Olah, ela é doula em Campinas. Uma das mulheres que me ajudaram e ainda ajudam muito na minha busca por conhecimento.

Mas quem é a doula?

A doula é uma profissional treinada para acompanhar as gestantes e prepará-las para essa fase tão importante de suas vidas. Muitas doulas são profissionais da saúde como psicólogas, fisioterapeutas, enfermeiras, porém, este não é um pré-requisito. Há doulas que não têm formação profissional na área da saúde, mas decidiram estudar e se dedicar a este trabalho de empoderar mulheres e ajudá-las a conquistar o sonho de um parto humanizado, digno, respeitoso e com menos intervenções possíveis.

E como é o trabalho de uma doula? Inicialmente, ela ajuda a gestante a planejar o nascimento do seu bebê, fornecendo informações importantes sobre a fisiologia da gestação, o processo todo do trabalho de parto e pós-parto, as rotinas e protocolos hospitalares, amamentação, cuidados com bebê, etc. E essas informações são sempre baseadas em evidências científicas atualizadas...

Esta profissional também ajuda o casal a elaborar seu plano de parto, uma lista que contém todos os desejos da gestante em relação à assistência obstétrica e neonatal que pretende receber. Além disso, e ainda durante a gestação, a doula oferece uma vivência prática à gestante através de massagens, relaxamento, respiração, ensinando inclusive o acompanhante da mulher como se portar e como ajudá-la na "hora P". Ou seja, a doula acaba sendo uma cuidadora do casal, se preocupando com suas particularidades.

Quando a gestante entra em trabalho de parto, a doula também a auxilia, formando com seu acompanhante um circulo de apoio muito importante para a mulher se sentir segura e acolhida. Durante este período, a doula oferece recursos não farmacológicos para aliviar a dor (como posicionamentos, massagens, banhos, respirações, visualizações, etc.), tornando assim o trabalho de parto o mais confortável e satisfatório possível. Se a doula for da área da saúde, pode lançar mão também de seus conhecimentos específicos, como por exemplo, utilizar acupuntura ou aromaterapia para ajudar à gestante. Além disso, a doula funciona como uma espécie de "tecla SAP", explicando ao casal tudo o que está acontecendo e facilitando a comunicação entre o casal e a equipe médica.

É importante lembrar que por mais que acompanhe a gestante, a doula NÃO faz procedimentos médicos. Avaliar o batimento cardíaco do bebê, aferir pressão arterial, verificar através de toque vaginal a progressão da dilatação e quaisquer outros exames são de responsabilidade do médico/obstetriz/enfermeira obstétrica, NUNCA da doula. Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, a doula NÃO é uma espécie de parteira e sim, uma pessoa responsável pelo bem-estar físico e emocional da mãe, e não dos aspectos técnicos do parto.

Também considero importante enfatizar que o trabalho da doula consiste em promover escolhas conscientes. Através das informações passadas, a doula oferece a oportunidade para a mulher trazer para si a responsabilidade sobre a gestação, o parto e o pós-parto, tornando-se protagonista de sua história. E como personagem principal, suas escolhas devem ser respeitadas! Portanto, a doula não pode e não deve impor suas crenças, valores e objetivos pessoais e nem julgar a mulher que escolher caminhos diferentes daqueles que a doula considera melhor! Ela está ali para apoiar e auxiliar a gestante a ter um parto seguro e gratificante, de acordo com suas limitações.

O suporte contínuo durante o trabalho de parto e parto tem benefícios concretos, como por exemplo, a redução do pedido de analgesia em 35%, redução do uso de ocitocina (hormônio sintético, que acelera o trabalho de parto) em 71%, redução do uso do fórceps em 57%%, redução de cesáreas em 51% além do aumento da satisfação com a experiência do parto!

Bastante coisa, não? E o trabalho da doula não pára por aí, pois também atuamos no pós-parto, orientando a amamentação, apoiando a nova mãe e dando suporte durante os primeiros dias de puerpério, o que faz com que haja melhor vínculo entre mãe e bebê, e redução dos índices de depressão pós-parto!

Se você se interessou pelo trabalho da doula, tenho algumas dicas de como escolher a melhor doula para você:

- Entreviste várias doulas! Procure na internet nome de doulas em sua cidade e marque um encontro com várias delas! Veja onde moram, como é sua rotina, sua formação, com quais profissionais ela trabalha, o que oferece...

- Procure referências sobre as doulas que mais te interessar. Vídeos, fotos, relatos de gestantes que tiveram sua ajuda e até mesmo contato dessas gestantes.

- Se for importante para você, pergunte se ela trabalha com contrato. Querendo ou não, a doula também é uma prestadora de serviços! Nada melhor que ter os serviços todos e seus valores, descritos para que você possa ler e analisar com calma.

- Pergunte também sobre como ela se organiza quando há imprevistos. Se ela possui doulas reservas que possam atender em seu lugar caso ela esteja em outro atendimento ou esteja indisponível por outro motivo.

- Procure uma profissional que tenha um perfil parecido com o seu, que te passe segurança, empatia e confiança.

- Muitas doulas possuem grupos de gestantes. Tente participar desses grupos, pois assim você conhecerá melhor as doulas e o próprio vinculo criado facilitará a sua escolha!!!

Boa sorte!!!!

Renata Olah é fisioterapeuta e doula. Além de atender gestantes e mães de Campinas e região, também coordena o Grupo MadreSer (www.madreser.com.br) em Sumaré/Americana, e é voluntária do Grupo Vínculo (www.gvinculo.com.br). www.renataolah.com.br - renata.olah@gmail.com

Quer ver pra ter uma ideia melhor do que uma doula faz? Assista este filme :)



BjoS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário