Serviços

Acompanhamento durante a gestação.

Depois que a gestante resolve contratar nossos serviços, nos encontramos algumas vezes. Pelo menos duas vezes antes do parto. No primeiro encontro conhecemos o casal e ficamos sabendo o que eles sabem sobre o parto e quais são os desejos que eles têm para este momento. Explicamos a como é o nosso trabalho e também tiramos dúvidas sobre os valores do acompanhamento. Indicamos alguns livros que podem ajudar no processo de informação e empoderamento.
No segundo encontro é elaborado o Plano de Parto, realizamos o treino de algumas posições e pode ser feito também um exercício de visualização do parto. Conversamos sobre as indicações reais para uma cesariana e sobre o período do pós-parto. Nos encontros o casal pode tirar suas dúvidas e se preparar para viver de uma maneira mais participativa um momento tão importante que é o dia do nascimento do seu filho! Este período é importante para se formar o vínculo com as doulas e o ideal é que tenhamos o primeiro contato antes da 30ª semana de gravidez. Lógico que há exceções, ainda mais se o casal já está certo que quer a presença de uma doula no parto. A qualquer momento por telefone, e-mail e Facebook estamos disponíveis para responder qualquer dúvida. Se a gestante ou o casal sentir a necessidade podemos nos encontrar mais vezes.
Mensalmente reunimos as gestantes que acompanhamos para que se conheçam e apoiem umas as outras.  A reunião não tem nenhum custo adicional.
Para saber mais, clique aqui.

Acompanhamento durante o trabalho de parto.

Finalmente o grande dia chegou! Assim que a gestante sentir a necessidade da  presença da doula uma de nós irá para a casa ou a maternidade para acompanhar o trabalho de parto. Durante este período eu oferecemos suporte emocional e físico.
Podemos fazer massagens para alívio da dor. Sugerir posições para auxiliar no trabalho de parto (para facilitar a descida do bebê e a dilatação). Podemos usar a água como um método de relaxamento e alívio da dor com compressas, chuveiro ou banheira (se estiver disponível). Temos alguns materiais de apoio: a bola de Pilates, a banqueta para o parto vertical, massageadores, espelho, óleos essenciais e podemos providenciar outras coisas que sejam desejo da gestante como uma luz azul, música ambiente etc. O trabalho de parto é onde a gestante mais precisa da doula e do seu acompanhante. Um não substitui o outro, mas a presença da doula dá muito mais segurança e liberdade para o acompanhante. Podemos tirar algumas fotos durante o parto, e elas só serão publicadas se tiverem a autorização do casal assim como o relato do parto e anúncio do nascimento do bebê.
Importante frisar que alguns médicos não permitem ou não "gostam" do acompanhamento de uma doula. Converse com seu médico sobre isso. Procure um profissional que respeite suas escolhas.

Acompanhamento pós-parto.

O bebê nasceu!
Conforme o que foi combinado no Plano de Parto podemos ajudar a colocar o bebê para mamar logo após o nascimento se for o desejo da mãe. Permanecemos no hospital por um período de mais ou menos 2 horas após o parto para auxiliar a mãe que vai precisar levantar, tomar um banho e comer se ela quiser. Depois que mãe e bebê estão em casa fazemos ainda uma visita pós-parto onde além de conversarmos sobre como foi o parto esclarecemos algumas dúvidas sobre a amamentação e o puerpério. Durante 30 dias ficamos disponíveis pelo telefone para qualquer dúvida e pelo Facebook, e-mail e afins podemos conversar sempre ;).
Há ainda somente o acompanhamento pós-parto para o estabelecimento da amamentação, tirar dúvidas sobre os cuidados com o bebê e sobre os cuidados com a mãe no puerpério. São encontros que são realizados ainda no hospital e mais um que é feito em casa. 

Consultoria de Babywearing.

Auxílio para usar o carregador de bebê (Sling). Falar com a Marilia no telefone: 43 9995 4469

Maternar Yoga & Shantala

Aulas em turmas e em domicílio. Falar com a Lorena no telefone: 43 8812 6552

Pintura na Barriga

Arte para representar o bebê no ventre da mãe. Falar com a Marilia no telefone: 43 9995 4469