domingo, 26 de agosto de 2012

Massagem Perineal - Vídeo + Instruções


Quando queremos evitar uma episiotomia no parto, raramente pensamos em algo além do que o nosso médico ou parteira pode fazer. Há coisas que podemos fazer por nós mesmas.

Massagem perineal pré-natal tem se mostrado eficaz na prevenção da necessidade de episiotomia e uma diminuição nas lacerações do períneo durante o expulsivo. Isto é particularmente eficaz em mulheres com idade superior a 20 anos e em mulheres que têm o seu primeiro bebê.

Esta técnica é utilizada para ajudar no estiramento e preparar a pele do períneo para o nascimento. O períneo é a área da pele entre a vagina e o ânus.

A massagem não só vai ajudar a preparar o seu tecido, mas irá permitir que você aprenda as sensações do parto e como controlar esses músculos. Este conhecimento vai ajudá-la a se preparar para o nascimento de seu bebê. O conhecimento que você vai adiquirindo pode ajudar a relaxar ainda mais nesta área, mesmo durante outros tipos de exames vaginais.

Instruções:


  • Encontre um lugar confortável onde você pode sentar e ficar sozinha ou com seu parceiro sem interrupções.
  • Veja o seu períneo com um espelho conhecer e se familiarizar com a região. Você não vai precisar usar o espelho para fazer a massagem.
  • Compressas mornas no períneo por 10 minutos ou um banho quente pode ser útil se você estiver tensa.
  • Lave as mãos, ou o seu parceiro deve lavar as mãos se ele fizer a massagem.
  • Lubrifique os polegares e o períneo (para seu parceiro pode ser melhor usar os dedos indicadores). Você pode usar muitos tipos diferentes de lubrificante como: KY, óleo de vitamina E ou óleo vegetal puro. Existem também algumas óleos preparados especialmente para este uso.
  • Coloque os polegares cerca de um centímetro para dentro da vagina. Pressione para baixo e puxe para os lados até ter uma sensação de leve ardor ou formigamento como em um alongamento. Você não deve sentir uma dor intensa. Continue os movimentos por cerca de dois a cinco minutos, ou até que a área se torna um pouco dormente.
  • Se você teve uma episiotomia anterior ou laceração, não se esqueça de prestar uma atenção especial na cicatriz. Ela pode  não esticar tão facilmente e pode precisar de algum trabalho extra.
  • Massageie para frente e para trás sobre a área exterior do períneo enquanto massageia a parte interna da vagina.
  • Puxe os polegares ligeiramente para fora, imaginando como será quando a cabeça do seu bebê passar pela região ao nascer.
  • Se seu parceiro fizer esta massagem poderá usar os polegares ou os dedos indicadores. Às vezes é possível passar somente um dedo até que a área seja esticada. Seja sensível a seu corpo e ao que ele está respondendo como um feedback sobre a quantidade de pressão para a massagem.


CUIDADO: evitar a abertura do urinária para evitar infecções do tracto urinário (na parte superior da abertura vaginal). Não massagear o períneo se você tiver lesões ativas de herpes, isso pode levar as lesões a se espalharem.

Você pode começar a fazer essa massagem em torno da 34 ª semana de sua gravidez. Se você estiver com mais semanas e não tiver iniciado ainda dá tempo de começar. Você pode fazer esta massagem 3 vezes por semana ou até uma vez por dia.

Lembre-se que a massagem sozinha não vai proteger seu períneo. É apenas uma parte no grande esquema. Escolher uma posição para o nascimento mais vertical (de joelhos, de cócoras, sentada) vai permitir ao períneo distribuir a pressão. Se você escolher a posição deitada de lado também irá evitar uma enorme quantidade de pressão. Deitada de costas é a posição que cria mais pressão sobre a região, fazendo uma laceração ou tornando a episiotomia quase impossível de evitar.

Fontes:

Randomized controlled trial of prevention of perineal trauma by perineal massage during pregnancy. Am J Obstet Gynecol. 1999 Mar;180(3 Pt 1):593-600.
Tradução do site:
Também disponível em:

BjoS!!!

Um comentário:

  1. Olá,

    Muito legal este post.
    Posso compartilhar no blog do Nascer Sorrindo Marilia?

    ResponderExcluir