sábado, 3 de março de 2012

Sobre a dor no parto

Depois do chá de bênçãos eu tinha que revisar uma redação que fiz para o curso de doulas. Eu estava tão mexida com tudo o que vivemos ali que acabei quase reescrevendo ela toda.
Meus dois primeiros filhos nasceram de parto normal, não natural. As experiências foram lindas como todo nascimento é. Só que eu queria parir. Queria fazer tudo do começo ao fim. E posso garantir que foi muito diferente! Pensando nisso tudo escrevi este texto. Espero que eu tenha conseguido transmitir a minha relação com a dor no momento do parto.


Vencendo a dor ou vencendo com a dor?

De repente uma dor que parece que para mas volta. Busco alívio. Ela é o sinal tão esperado que o encontro com a menina ainda desconhecida e incrivelmente amada e querida está muito próximo.
Ainda que doa eu quero sentir. Quero passar por tudo. Como pode eu querer sentir esta dor? Penso comigo que é tudo uma loucura. Por que eu fui mergulhar nessas águas?
Essa dor que vem em ondas. Essas ondas que parecem que vão tirar o meu ar. Mas não tiram. Elas me dão mais força.
Eu tenho um anjo comigo. Ela me lembra que a onda vem pequena ainda e vai ficando cada vez maior e mais forte e pode até assustar. Me lembra de respirar. Não devo lutar contra, preciso me entregar. Me entrego e é a dor que me leva pro lugar onde eu mais quero estar. Resmungo, grito, respiro e olho para a frente e o anjo ali a me dizer que eu vou conseguir, está tudo bem. Respira!
E as ondas chegam cada vez mais fortes e parece até que eu não vou conseguir me levantar entre uma e outra. Até que me falam: a menina está aqui! Se ela está aqui, só falta a minha parte. Tenho que me abrir para receber o seu abraço, o seu olhar. Estendo a minha mão e toco seus cabelinhos. Procurando pela dor percebo que ela já não é mais uma onda. Agora ela queima coroando a chegada da minha pequena.
- Eu consegui! Eu consegui! Acabou!
E toda essa luta faz sentido. A dor desaparece e dá lugar a uma alegria tão intensa que é difícil explicar. A dor me trouxe até aqui.
Não posso dizer que eu sofri. Eu só me entreguei à dor da minha vitória.

Até mais!

Um comentário:

  1. LINDO DEMAIS...QUE EMOÇÃO..MAS SÓ QUEM PASSA QUE REALMENTE CONSEGUE SABER OQUE É!!!
    PARABÉNS MARÍLIA!!!

    ResponderExcluir