quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A questão das cesarianas na visão de uma mulher

Aretha Guimarães numa conversa no grupo Parto Natural do Facebook resumiu bem o que acontece muitas vezes com algumas mulheres que querem um parto normal mas acabam tendo que se submeter a uma cesariana desnecessária. 
Lembrando que não estamos falando das cirurgias feitas em situações que realmente precisavam ser feitas!

 Olha, eu acho que o que eu aprendi com o meu não-parto é que a gente tem sim que ficar p*** com os profissionais, tem que botar a boca no mundo, alertar as outras mulheres, mas também temos que assumir a parte que nos cabe. Eu entendo perfeitamente a sua situação porque também tive o parto roubado por "humanizados" e sei o quanto dói, mas acho que a gente tem que se perguntar porque é que entregamos o NOSSO parto nas mãos de um profissional, afinal de contas, é o NOSSO corpo, são os NOSSOS filhos, e tudo o que acontecer com eles é resultado das NOSSAS escolhas. Hoje eu sinto muito isso que a Priscila comentou, de bancar. Antes eu não bancava, e reconheço que foi por isso que eu coloquei todas as minhas expectativas em cima da equipe que me atendeu. Eu achei que pra parir eu só precisaria ir lá, sentir as dores e pronto, acabou, mas não é assim. Tem mesmo que tomar frente da coisa e bancar, porque nem a melhor equipe do mundo vai parir pela gente. 
E acho que essa posição, de entregar o parto na mão dos outros, é uma questão muito mais profunda, que tem muito haver com a nossa criação machista, que é a postura de esperar (igual as princesas dos filmes), passiva, que façam o que é certo pela gente. Enfim, não estou querendo julgar, nem nada, apenas alertar pra que a gente possa fazer uma auto-crítica.

E isso é muito comum. Com o parto o "ser mãe" está apenas começando. Depois que os filhos nascem ainda temos que bancar muita coisa. Eu dou graças que comecei bancando o parto (tive meu primeiro filho adolescente e a maioria nesta situação escolhia cesariana) e tenho certeza que passar pela experiência me ajudou de alguma maneira a entender que mesmo eu sendo muito nova a responsabilidade por aquele ser era só minha.
Não que mulheres que optam pela cesárea seja pelo motivo que for ou que foram enganadas não vão bancar a maternidade. Ou que as que tiveram parto todas vão bancar e pronto.
Passar pelo parto te dá um bônus sim, te faz entender algumas coisas mais facilmente. E o que você faz com um bônus que você ganha também é escolha sua, não é mesmo? :)

BjoS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário