sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O que é o colostro? Quais seus benefícios para o meu bebê?


Seus seios produzem colostro durante a gravidez e continuam produzindo até os primeiros dias de amamentação. Este leite especial é de cor amarelo-alaranjada e espesso e pegajoso. É pobre em gordura e rico em carboidratos, proteínas e anticorpos para ajudar a manter seu bebê saudável. O colostro é extremamente fácil de digerir, e é portanto, o primeiro alimento perfeito para o seu bebê. É pobre em volume (mensurável em colheres de chá ao invés de colheres de sopa), mas rico em nutrição concentrada para o recém-nascido. O colostro tem um efeito laxante sobre o bebê, ajudando-o a eliminar suas primeiras fezes e auxiliando na excreção do excesso de bilirrubina, o que ajuda a prevenir a icterícia.

Colostro
Geralmente quando o bebê é amamentado logo que nasce e por muitas vezes ao longo do dia, os seios vão começar a produzir leite maduro em torno do terceiro ou quarto dia após o nascimento. Seu leite irá então aumentar em volume e começa a parecer mais ralo e mais branco (mais opaco). Nesses primeiros dias, é extremamente importante amamentar o seu recém-nascido pelo menos 8-12 vezes a cada 24 horas, se for  mais frequente é ainda melhor. Isso permite que o seu bebê obtenha todos os benefícios do colostro e também estimula a produção de uma oferta abundante de leite maduro. A amamentação freqüente também ajuda a evitar o ingurgitamento das mamas (seio empedrado).

Seu colostro fornece não só a nutrição perfeita e sob medida para as necessidades de seu recém-nascido, mas também grandes quantidades de células vivas que irão defender o seu bebê contra muitos agentes nocivos. A concentração de fatores do sistema imunológico é muito mais elevado no colostro do que no leite maduro.

O colostro realmente funciona como uma vacina 100% natural e segura. Ele contém uma grande quantidade de um anticorpo chamado imunoglobulina secretória. (IgA), que é uma substância nova para o recém-nascido. Antes do bebê nascer, ele recebeu o benefício de um outro anticorpo, chamado IgG, através de sua placenta. O IgG trabalha através do sistema circulatório do bebê, mas o IgA protege o bebê nos locais mais prováveis de estarem sob o ataque de germes, ou seja, as membranas mucosas da garganta, pulmões e intestinos. 

O colostro tem um papel especialmente importante a desempenhar no trato gastrointestinal do bebê. O intestino de um recém-nascido é muito permeável. O colostro sela todas essas aberturas permeáveis porque "pinta" o trato gastrointestinal com uma barreira que impede que as substâncias exteriores de penetrarem e possivelmente sensibilizarem o bebe com alimentos que a mãe tenha comido.

O colostro também contém altas concentrações de leucócitos, células brancas de proteção que podem destruir bactérias causadoras de doenças e vírus.

Leite maduro. O da esquerda é o leite do início da mamada.
O da direita é o leite posterior, do final da mamada, muito rico em gordura!

O colostro muda gradualmente para o leite maduro, durante as primeiras duas semanas após o nascimento. Durante esta transição, as concentrações dos anticorpos no leite diminuirão de volume, mas seu leite aumenta muito em quantidade. As propriedades de combate a doença do leite humano não desaparecem com o colostro. Na verdade, durante todo o tempo que seu bebê receber o leite, ele receberá proteção imunológica contra muitos tipos diferentes de vírus e bactérias.

A Capacidade do Estômago do Recém-Nascido:
 
Quando as mães ouvem que o colostro é medido em colheres de chá ao invés de muitos ml"s" podem se assustar e pensar se somente isso pode ser o suficiente para seu bebê. A resposta é que o colostro é o único alimento que bebês saudáveis nascidos a termo precisam. A seguir uma explicação:

A capacidade do estômago de um bebê de 1 dia de idade é de cerca de 5-7 ml, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de gude pequena. Curiosamente, os pesquisadores descobriram que o estômago do recém-nascido de dias de idade não estica mais para armazenar mais leite. Como as paredes do estômago do recém-nascido permanecem firmes, o leite extra é frequentemente expelido (regurgitação). Seu colostro vem na quantidade certa para a alimentação do seu bebê!

Lá pelo terceiro dia, a capacidade do estômago do recém-nascido cresce para cerca de 22 a 27 ml, mais ou menos o tamanho daquelas bolinhas de gude maiores. Ele precisa de pequenas refeições freqüentes para assegurar que tenha todo o leite de que precisa. Mama mais vezes e em menor quantidade.

Por volta do sétimo dia, a capacidade do estômago do recém-nascido é agora cerca de 60-81 ml, mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong ou de um ovo de galinha grande. A continuação da alimentação freqüente vai garantir que seu bebê tenha todo o leite que ele precisa, e que sua produção de leite atenda suas demandas.

Fonte: La Leche League http://www.lalecheleague.org/faq/colostrum.html
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário